Yesterday1940

Títulos na raça Crioula mobilizam criadores de São Paulo
Próximos Eventos

O Estado de São Paulo vem se destacando fortemente no cenário do Cavalo Crioulo no país. Fora da região Sul, os paulistas são os que têm o maior plantel da raça no Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), são 6,58 mil exemplares no território, o que representou uma elevação de 4,93% em 2016 em relação à 2015. E esta alta já vem sendo representada em títulos nas modalidades promovidas pela entidade.

De acordo com o presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, Edmond Fahrat, a vitória do cavalo Inquisitor 1490 Maufer, do expositor Luiz Carlos Maeda, da Cabanha Santa Larissa, de Itaporanga (SP), na Exposição Morfológica na Expointer deste ano, motivou os criadores a investirem na raça. "No último Alvorada Crioula, em Ponta Grossa (PR), tivemos dois animais entre os primeiros colocados. Isto é muito importante para o desenvolvimento da raça em São Paulo", observa.

Fahrat destaca também que o crescimento vem sendo bastante expressivo não só nas modalidades específicas da raça, mas também em provas de rédeas e laço. Esta evolução estará à mostra entre os dias 19 e 21 de outubro na cidade de Mococa (SP), com a nona edição da Exposição Morfológica da raça Crioula. "Esperamos uma grande quantidade de animais, um número expressivo. Já é a nona edição, isso já mostra uma continuidade nas provas da raça", salienta.

A mostra vai distribuir mais de R$ 35 mil em prêmios. Junto vai ocorrer a primeira Exposição Potros Sem Fronteiras, que congrega animais da categoria incentivo. O evento terá como jurado o criador Cláudio Azevedo.

Confira a programação

19 de outubro de 2017 (Quinta-feira)

8h - Entrada dos animais

20 de outubro de 2017 (Sexta-feira)