Se foi um grande nome do hipismo Brasileiro, Dr. Ênio Monte

É com grande pesar que colocamos essa notícia do falecimento do Dr. Ênio Monte.

O nosso site Clube do Hipismo bem como nós, pessoas envolvidas no esporte, devemos muito ao Dr. Ênio, como nós costumávamos chamá-lo.

A história do Dr. Ênio como criador da raça do Cavalo Brasileiro de Hipismo já foi contata inúmeras vezes, eventos em sua homenagem, provas, cavalos premiados e a realização de seu sonho, não só no Brasil como em Portugal.

Nós temos a nossa própria história, convivemos com ele e conhecemos seu trabalho, sua criação, sua visão e sua história.

Eu, que escrevo essa nota, adorava ficar em sua companhia nas provas, escutar seus “causos”, seus comentários, como por exemplo sua admiração pelo Alfinete e sua montada.

A história que mais gostava de ouvir era sobre como ele trouxe cavalos Lusitanos para o Brasil que estavam sendo mortos e usados como alimentos na revolução dos cravos. Sendo ele alertado por amigos, buscou os melhores para salvá-los trazendo para o nosso país e aqui, demonstro minha tristeza, pois havia combinado com ele escrever sobre o tema e publicar.

Nossa parceria com o Haras Itapuã vem de longe, desde o nascimento do nosso site.

O que podemos dizer é que foi um homem que viveu, construiu, lutou por algo melhor e fez do hipismo o que é hoje, afinal quem é do hipismo e não tem ou teve um cavalo BH, eu tenho.

Dr. Ênio, descanse em paz.

Clube do Hipismo

Marco Vidal